Carol Naine: músicas de protesto em voz suave e acolhedora

Indicada ao Prêmio da Música Brasileira de 2017, cantora carioca está em turnê com músicas contra o machismo e a violência de gênero, sem perder a suavidade

Carol Naine, cantora carioca radicada em São Paulo, tem se destacado no circuito musical criado pela nova geração de cantores de MPB. Indicada ao Prêmio da Música Brasileira de 2017, Carol se destaca pela temática de protesto contra o machismo e a violência de gênero, sem perder a suavidade da voz e a melodia acolhedora de sua música.

Contemplada pelo ProAC Editais – Circulação de Música Popular, viabilizado pela Secretaria da Cultura e pelo Governo do Estado de São Paulo, Carol está em turnê durante o ano de 2018 para divulgar o repertório de QUALQUER PESSOA ALÉM DE NÓS, disco produzido em meio ao turbilhão de transformações políticas e sociais do Brasil e que inclui canções que falam da sociedade atual e suas questões dogmáticas, sexistas e culturais. O álbum ganhou menção honrosa e entrou para a lista do Embrulhador de Melhores Discos da Música Brasileira.

Diversas canções deste trabalho foram premiadas em festivais do Brasil, como Femucic (do SESC), Femup, São Lourenço e Limeira. No disco, o destaque é para a música Dizputa, que foi finalista na categoria Melhor Canção no Prêmio da Música Brasileira, concorrendo com Tom Zé e Zeca Pagodinho. Em QUALQUER PESSOA ALÉM DE NÓS, as pancadas que as letras fortes de Você não é Deus, Feminina, Dizputa, Canção clichê e Mitou dão no ouvinte, no entanto, se contrapõem às suas melodias suaves.

Para fazer música sobre temas delicados, como sexismo, fé, redes sociais, racismo e mulheres, Carol Naine conta com a ajuda de uma banda de primeira linha – Alexandre Vianna no piano, João Benjamin no baixo acústico e Rafael Lourenço na bateria. O quarteto realiza shows pelo ProAC nas cidades de São Paulo, Mogi das Cruzes e Indaiatuba – todos com entrada gratuita. A agenda completa de Carol também pode ser conferida em seu site carolnaine.com.br e em facebook.com/dacarolnaine.