ATIVIDADES ESPECIAIS



Sessão de abertura com a cineasta María Álvarez

17 de abril, terça-feira, 19h00.
Entrada franca – retirada de ingressos com meia hora de antecedência.

Exibição única do filme As cinéphilas (2017), com presença da diretora María Álvarez. Após a sessão, haverá um debate entre María e a pesquisadora e professora Letizia Osorio Nicoli, seguido pelo brinde em comemoração à abertura da mostra.

MARÍA ÁLVAREZ é diretora e roteirista formada pela ENERC – Escuela Nacional de Experimentación y Realización Cinematográfica. Entre 2011 e 2012, dirigiu El banco, docuficção seriada para a televisão, e As cinéphilas é seu primeiro longa-metragem. Trabalhou como assistente de direção em diversos projetos na Argentina, no Chile, na Espanha e no Uruguai. Autora da peça de teatro Quémese antes de leerse, publicada na Espanha em 2017, onde venceu o importante prêmio Fray Luis de León.

LETIZIA OSORIO NICOLI é jornalista, graduada pela Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e atualmente desenvolve sua pesquisa de doutorado pelo mesmo programa. Atuou profissionalmente como diretora de imagens, editora e montadora em televisão, vídeo e cinema. É professora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), atuando nas disciplinas de Documentário, Edição e História do Cinema. Dedica-se aos estudos sobre cinema documentário, representações sociais e a criança no cinema.

Sessão comentada

20 de abril, sexta-feira, 19h00.
Exibição do filme O futuro perfeito com apresentação e comentários de Rafael Urban.

RAFAEL URBAN é cineasta e produtor. Coordena a Sto Lat Filmes. Seus trabalhos foram exibidos em 250 festivais de 27 países. Dirigiu Ovos de dinossauro na sala de estar, escolhido o melhor curta-metragem do 66º Festival de Edimburgo, na Escócia, em 2012. Produziu filmes como o longa documentário O Touro, dirigido por Larissa Figueiredo, que estreou no 44º Festival de Roterdã, na Holanda, em 2015. É professor em diversas instituições, como a EICTV, em Cuba. Coordena o Ficção Viva, série de encontros com diretores como Lucrecia Martel, Miguel Gomes e Pedro Costa.

Palestra com Gonzalo Aguilar
21 de abril, sábado, 17h00.
Entrada franca – retirada de ingressos com meia hora de antecedência.

Gonzalo Aguilar, um dos mais influentes pensadores da cultura argentina atual, ministrará uma palestra sobre cinema argentino contemporâneo. Haverá emissão de certificado para os participantes.

GONZALO AGUILAR é professor de Literatura Brasileira e Portuguesa na Universidad de Buenos Aires (UBA) e dirige o programa de mestrado em Literaturas de América Latina da Universidad Nacional de San Martín (UNSAM). Pesquisador do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), foi professor visitante na Stanford University, na Harvard University e na Universidade de São Paulo (USP). Autor dos livros El cine de Leonardo Favio, em coautoria com David Oubiña (1993); Poesía concreta brasileña: las vanguardias en la encrucijada modernista (2003, traduzido ao português); Episodios cosmopolitas en la cultura argentina (2009); Borges va al cine, em coautoria com Emiliano Jelicié (2010); Por una ciencia del vestigio errático. Ensayos sobre la antropofagia de Oswald de Andrade (2010); Otros mundos. Un ensayo sobre el nuevo cine argentino (2006, traduzido ao inglês); e Más allá del pueblo. Imágenes, indicios y políticas del cine (2015), entre outros.

Sessões-debate com Ana Katz

22 de abril, domingo, 19h00.
Sessão de Uma noiva errante seguida de debate com a cineasta.

23 de abril, segunda-feira, 19h00.
Sessão de Minha amiga do parque seguida de debate com a cineasta.

ANA KATZ é graduada em Direção Cinematográfica pela Universidad del Cine, onde também foi docente. Estudou atuação em várias escolas e com diversos profissionais. Dirigiu os curtas-metragens Merengue (1995), Pantera (1998), Ojalá corriera viento (1999), Despedida (2003) e El fotógrafo (2005), e os longas-metragens presentes nesta edição de HISTÓRIAS EXTRAORDINÁRIAS. Participou de inúmeros projetos teatrais como dramaturga, diretora e atriz. Também atuou em diversos filmes. Com Laura Huberman, fundou em 2013 a produtora Laura Cine.