20 anos breves

20 años breves
Bebe Kamín, 2015, Argentina, 47’, livre.

Através do testemunho de cineastas, jurados, jornalistas e produtores que participaram das diversas edições do concurso Historias breves entre 1995 e 2015, relatam-se as experiências e opiniões sobre a série de curtas-metragens. Às reflexões são intercalados fragmentos dos filmes e cenas de seus making of, em um rico compilado documental. Como escreveu o crítico Diego Battle no jornal La Nación, “Vinte anos não são nada... Entretanto, para um projeto cultural financiado pelo poder público (ou seja, passando por várias gestões de diversas vertentes políticas no governo), é muitíssimo – especialmente na Argentina, onde a continuidade e a consolidação das iniciativas não costumam ser habituais”.

20 anos breves foi exibido no 30º Festival de Mar del Plata e lançado em DVD como parte de um box especial com uma seleção de 20 curtas do concurso e com o livro La(s) historia(s) del cine argentino, de Diego Lerer.

FICHA TÉCNICA Direção: Bebe Kamín | Roteiro: Bebe Kamín e Marcelo Rembado | Fotografia: Piru Gómez | Edição: María Astrauskas | Som: Celeste Palma | Produção: Nicolás Batlle e Charo Matto | Companhia Produtora: INCAA.

Bebe Kamín, nome artístico de Bernardo Czemerinsky (Buenos Aires, 1943), é cineasta, roteirista, produtor, diretor de som e docente. Foi um dos realizadores mais representativos do cinema underground argentino dos anos 1970. Dirigiu os longas El búho (1975), Adiós Sui Generis (1976), Los chicos de la guerra (1984), Chechechela, una chica de barrio (1986), Vivir mata (1991), Contraluz (2001), Maestros milongueros (2007) e Teatro Colón: Música, palabras, silencio (2010), além de curtas e projetos para a televisão. Foi um dos idealizadores do concurso Historias breves.

18 de abril, quarta-feira, 19h00.

O filme 20 anos breves será apresentado em conjunto com os curtas de Histórias breves I.