As cinéphilas

Las cinéphilas
María Álvarez, 2017, Argentina, 74’, Livre.

“Eu começaria com imagens mudas das cinéphilas; depois viria o título e você apareceria, explicando: onde essas senhoras vão? Vamos segui-las?” Essa é a sugestão de uma das entrevistadas a María Álvarez. Em seguida, ela esclarece que seria um plágio consciente de E la nave va, de Fellini, fundamental “para gerar uma espécie de curiosidade; se não, o que é isso? Mulheres que vão o cinema?”. Sim, As cinéphilas é um documentário sobre senhoras idosas da Argentina, da Espanha e do Uruguai que vão ao cinema todos os dias, sem necessidade de suspense ou plágio.

As cinéphilas teve sua primeira exibição no 19o BAFICI, onde ganhou o Prêmio do Público como Melhor Filme Argentino. Também foi vencedor do Prêmio do Público no 22o Festival de Cine Internacional de Ourense e participou de diversos festivais, como os de Locarno, Cali e Thessaloniki.

FICHA TÉCNICA Direção, roteiro e edição: María Álvarez | Fotografia: Tirso Díaz-Jares Rueda | Som: Gaspar Scheuer (Ñandú Sonido) e Gabriel Gutiérrez (Menos 12db) | Produção: Tirso Díaz-Jares Rueda, María Álvarez e Daniel Rosenfeld | Elenco: Lucía Aguirre, Norma Barbaro, Estela Clavería, Paloma Diez-Picasso, Chelo Plaza Domínguez, Leopoldina Novoa.

María Álvarez (Buenos Aires, 1976) é diretora e roteirista formada pela ENERC – Escuela Nacional de Experimentación y Realización Cinematográfica. Entre 2011 e 2012, dirigiu El banco, docuficção seriada para a televisão, e As cinéphilas é seu primeiro longa-metragem. Trabalhou como assistente de direção em diversos projetos na Argentina, no Chile, na Espanha e no Uruguai. Autora da peça de teatro Quémese antes de leerse, publicada na Espanha em 2017, onde venceu o importante prêmio Fray Luis de León.

17 de abril, terça-feira, 19h00. Sessão de abertura com a presença da diretora e debate com a pesquisadora, montadora e professora da UNESPAR Letizia Nicoli.