O futuro perfeito
El futuro perfecto
Nele Wohlatz, 2016, Argentina, 65’, livre.
A chinesa Xiaobin chegou há pouco na Argentina. Experimenta nomes em castelhano como se fossem roupas, testando qual lhe cai bem; tenta novos gestos para dar corpo a seu novo idioma, usando a sala de aula como sala de ensaio para seus futuros possíveis. Viver em um país tão incomensurável, se comparado ao seu, é atravessar um limite e nascer outra vez em um mundo inaudito, experiência que a diretora constrói junto à cativante protagonista como uma espécie de mise en abyme da(s) sua(s) própria(s) vida(s). Como escreveu o crítico Roger Alan Koza, “parece cândido e afável, mas é um filme lúcido e lúdico sobre a linguagem, o aprendizado, a vida afetiva, a relação com o espaço e o tempo”.
O futuro perfeito já viajou por mais de 50 festivais pelo mundo, como CPH PIX (Dinamarca) e Viennale, tendo ganhado o Leopardo de Ouro de Melhor Primeiro Filme na Competição Cineastas do Presente do 69º Festival de Locarno.
FICHA TÉCNICA Direção e roteiro: Nele Wohlatz | Fotografia: Roman Kasseroller e Agustina San Martín | Edição: Ana Godoy | Som: Nahuel Palenque | Produção: Cecilia Salim | Produtor associado: Gustavo Beck | Companhia produtora: Murillo Cine | Elenco: Xiaobin Zhang, Saroj Kumar Malik, Mian Jiang, Dong Xi Wang, Nahuel Pérez Biscayart.
Nele Wohlatz (Hannover, Alemanha, 1982) estudou Cenografia na Karlsruhe University of Arts and Design e Cinema na Universidad Torcuato Di Tella. Dirigiu o longa Ricardo Bär (2013) em parceria com Gerardo Naumann, além de vários curtas-metragens e vídeos para produções teatrais. Em 2016, foi selecionada para a Berlinale Talents Docstation. É professora de cinema e programadora no Instituto Goethe de Buenos Aires.
18 de abril, quarta-feira, 17h00.
20 de abril, sexta-feira, 19h00. Sessão comentada pelo cineasta e produtor Rafael Urban.