Perón, meu pai e eu

Perón, mi padre y yo
Blas Eloy Martínez, 2017, Argentina, 80’, 12 anos.

Autor de livros como La novela de Perón (1985) e Santa Evita (1996), o escritor e jornalista argentino Tomás Eloy Martinez realizou, há 45 anos, uma mítica entrevista com o ex-presidente Juan Domingo Perón. Depois da morte do autor, em 2010, seu filho Blas recupera as gravações. Inicia, então, um mergulho não só na história de seu país e nas visões conflitantes sobre o peronismo como também em sua vivência pessoal. Busca explicações sobre seu distanciamento emocional do pai, decorrência de um período de exílio, e também revelações ocultas nas fitas resgatadas, como a presença insistente do “bruxo” José López Rega.

Perón, meu pai e eu teve sua estreia mundial (e, até agora, únicas exibições) no 22º Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade.

FICHA TÉCNICA Direção e roteiro: Blas Eloy Martínez | Fotografia: Iván Gierasinchuk e Gabriel Miguel | Edição: Alejandra Almirón e Blas Eloy Martínez | Som: Emiliano Biaiñ, Fernando Vega, Marcos Zoppi e Pablo Irrazábal | Produção: Blas Eloy Martínez e Cecilia Priego | Companhias produtoras: Micromundos e Habitación 1520.

Blas Eloy Martínez (Buenos Aires, 1972) é coordenador de projetos especiais no Ministério de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Argentina e diretor da produtora Micromundos, onde desenvolve projetos transmídia. Dirigiu os longas La oficina (2005) e El notificador (2010), além de produzir numerosas séries de televisão e filmes. Foi diretor acadêmico da Escuela Universitaria de Cine, Video y Televisión da Universidad Nacional de Tucumán e consultor do Departamento de Desenvolvimento Visual e Humano na Organização dos Estados Americanos (OEA). É graduado em Ciências Políticas pela Universidad de Buenos Aires e em Direção pela Universidad del Cine e é mestre em Media Studies pela The New School University.

12 de novembro, domingo, 15h00.
15 de novembro, quarta-feira, 17h00.